sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O PROJETO E SEUS OBJETIVOS

Os retábulos do Nacional Português são rastros a seguir quando queremos compreender a produção criativa mineradora do século XVIII. Representantes de um momento artístico inicial das áreas auríferas, as igrejas de Minas se transformaram em canteiros de obras para onde artífices de diferentes partes acorriam, intercambiavam idéias, inventavam técnicas, adaptavam suas concepções plásticas. E é pelo estudo destas igrejas que devemos começar para entender o que hoje é chamado de Barroco Mineiro. Contudo, resta pesquisar sistematicamente essa produção ancestral, que atualmente constitui um certo vazio de nossa história. O Nacional Português nas Minas marca o berço de uma das mais esplendorosas épocas artísticas e culturais, nos legando obras de inestimável valor e artistas de altíssimo nível.
O objetivo principal do trabalho proposto é preencher visível lacuna na historiografia mineira e brasileira. Desde as tentativas de sistematizar, catalogar e classificar os retábulos feitas por Germain Bazin e Lúcio Costa, o interesse pelo Nacional Português se estagnou, causando um retardamento danoso no que concerne ao entendimento dos primeiros anos de Minas Gerais e à produção artística e cultural do período. Faltam, para o período, abordagens não só culturais, mas demográficas e políticas. O “nascimento” de Minas e seu contexto artístico-cultural continuam sendo, em grande parte, uma sombra que vez por outra recebe luz em obras esporádicas.
Os retábulos do Estilo Nacional Português são encontrados em algumas regiões de Minas, desde cidades meridionais até o antigo Distrito Diamantino. Contudo, salta aos olhos, pela quantidade e qualidade artística, a confecção deste tipo de peça nos arredores de Ouro Preto. Há exemplares afins nos distritos de Cachoeira do Campo (Matriz de Nossa Senhora de Nazaré), Glaura (Igreja de Santo Antônio) e São Bartolomeu (Igreja de São Bartolomeu e Capela de Nossa Senhora das Mercês), além de duas peças na sede. Há ainda retábulos desta tipologia em Mariana e Itabirito, próximos ao território ouro-pretano. Apesar da ligação inequívoca com criações portuguesas coetâneas, tais retábulos apresentam características próprias, que transitam desde um gosto vernáculo (Glaura) até espetaculares criações eruditas (Matriz de Cachoeira do Campo).
Texto: Alex Bohrer
Logomarca do Projeto: Rodrigo Gomes

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